ESTATUTO

Membros da Academia Brasileira de Tricologia e Educação Continuada em Tricologia da ABT

Caro profissional ou estudante da área de saúde e beleza,

Seja bem vindo à ACADEMIA BRASILEIRA DE TRICOLOGIA (ABT).

Nós, da diretoria da ABT, saudamos a sua participação nesse grande projeto de fazer da Tricologia brasileira uma ciência cada vez mais séria e relevante em nível nacional e internacional.

Para que isso possa ocorrer de forma estruturada, desenvolvemos um sistema de membritude que visa envolver o estudante ou profissional que é membro da associação em um projeto que busque sempre a atualização e o envolvimento em estudos, aprimoramento e pesquisas.

Trata-se de um sistema que é meritocrático, ou seja, quanto mais o membro estuda, busca desenvolvimento e aprimoramento na área da Tricologia em projetos vinculados exclusivamente à ABT, mais benefícios ele conquista em continuar participando de novos projetos da ABT, além das vantagens adicionais de ser um membro de nossa Academia.

Regras para membros ABT e Educação Continuada em Tricologia (ECT):
• Todos os membros da ABT iniciam sua participação em nossa academia como ASPIRANTES e terão seu primeiro ano de anuidade sem qualquer ônus financeiro. A partir do segundo ano, o membro, ainda que esteja configurado como ASPIRANTE, deverá colaborar junto à ABT com uma anuidade. Esse valor estará presente numa tabela que será anualmente atualizada em nosso site Ver tabela de anuidade na área voltada aos MEMBROS.
• O membro ASPIRANTE que passe a participar de eventos ou projetos junto à ABT receberá pontuações por cada um dos eventos que participar. Cada evento pontuará de acordo com uma tabela de pontuações apresentada abaixo e também na área do site Ver sistema de pontuação voltada à EDUCAÇÃO CONTINUADA EM TRICOLOGIA. Denominamos eventos ABT os cursos, congressos, seminários, simpósios, workshops, oficinas e palestras organizados exclusivamente pela nossa Academia para profissionais e estudantes da área de saúde e beleza.
• Também poderá obter pontos caso venha a apresentar pôsteres ou estudos em eventos ABT ou se for convidado para apresentar palestras em qualquer um dos eventos descritos em nosso cronograma anual.

Evolução de categoria no sistema de membritude
• Para que possa subir nas categorias de membritude, quando um membro atingir a somatória de 30 pontos, deixará de ser membro ASPIRANTE para ser membro BRONZE. A cada 30 pontos somados o membro poderá ainda passar de BRONZE a membro PRATA, depois para membro OURO, até vir a tornar-se membro PLATINA. O membro PLATINA é o degrau mais elevado do nosso sistema de membritude e dá direito ao membro de ser convidado a fazer parte da diretoria da ABT.
• A partir do momento que o membro deixa de ser ASPIRANTE para ser membro BRONZE, passa a ter benefícios nas inscrições em nossos cursos. Esses benefícios são descontos progressivos em inscrições em nossos projetos educacionais e eventos, exceto, aqueles realizados em parcerias com universidades ou feiras (ex: pós-graduações, eventos em universidades em que a ABT seja apenas apoiadora e congressos e cursos pós-congressos realizados em feiras como a Hair Brasil com a chancela da ABT). O valor de desconto proporcional do membro da ABT consta na tabela sistema de pontuação:

* Não são concedidos descontos em pós-graduações e eventos em que a ABT não seja a organizadora

• Caberá também aos membros BRONZE, PRATA, OURO e PLATINA, um valor de anuidade que será proporcional ao nível de membritude alcançado pelos mesmos.
• Ainda dentro do projeto de EDUCAÇÃO CONTINUADA EM TRICOLOGIA, para que o membro que tenha subido de nível em nosso sistema de membritude possa se manter no mesmo nível alcançado, terá que somar ao menos 16 pontos a cada dois anos. Do contrário, o membro que não estiver atualizado ou computar menos do que 16 pontos nesse período de tempo descerá de nível para um nível abaixo do que tiver alcançado até o momento.
• Nos certificados emitidos em eventos da ABT constarão os pontos que cabem a cada evento para melhor controle do membro ABT.

Outras vantagens de ser membro da ABT:
• Estar vinculado à Associação de Tricologia que mais cresce no mundo;
• Possibilidade de realizar cursos e eventos da ABT, International Association of Trichologists (IAT) e Asociasión Argentina de Tricologia (AATri) com condições especiais;
• Suporte de pesquisa dos professores da ABT;
• Abertura para estágios e extensões fora do país;
• Formação profissional em áreas de atuação que transcendem a Tricologia como o MINI BA e o CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE ABT;
• Plano de membros que permite que o associado possa a vir a participar da diretoria da ABT por mérito;
• Indicação profissional para vagas de trabalho em Tricologia;
• Suporte de profissionais vinculados à ABT;
• Colaboração com a publicação de estudos em periódicos nacionais e internacionais vinculados à IAT e ABT.