SENSIBILIDADE OU DOR NO COURO CABELUDO – CAUSAS E CUIDADOS

0
 SENSIBILIDADE OU DOR NO COURO CABELUDO – CAUSAS E CUIDADOS
Muita gente vem à clínica com queixa de dor ou sensibilidade no couro cabeludo. Não é raro este sintoma e normalmente pode associar-se às quedas de cabelo. Apesar de na grande maioria das vezes estar acompanhar problemas simples de serem resolvidos, a sensibilidade e a dor de couro cabeludo podem ser causadas por problemas importantes e que exigem tratamento rápido para evitar complicações maiores.
Pode parecer infrequente, mas muita gente já vivenciou algum evento de desconforto  na pele do couro cabeludo. Esta situação é comum ao se usar capacete, boné, chapéus ou qualquer tipo de elástico ou presilha para prender os cabelos. O simples fato de comprimir algumas áreas do couro cabeludo ou tracionar os cabelos de uma determinada região acaba sendo suficiente para promover uma sensação leve de incômodo. Nestes casos raramente o paciente experimenta algum problema mais grave para cabelos ou couro cabeludo e o mesmo se resolverá sem que seja preciso de qualquer tratamento quando o paciente excluir a causa.
Aqueles que apresentam cabelos finos, ralos ou que são calvos podem desenvolver dor no couro cabeludo quando se expõem ao sol por conta das queimaduras causadas pelas radiações ultravioletas. Para estes casos a prevenção com o uso de filtros solares ou bonés ajuda muito a evitar que esta situação se instaure.
O excesso de oleosidade pode deixar o couro cabeludo mais sensível. Isto porque facilita o aparecimento do problema conhecido como dermatite seborréica que pode levar a este quadro.
É comum percebermos que pessoas que utilizam química capilar e que facilitam o contato da mesma com o couro cabeludo fiquem com o mesmo sensível. A irritação provocada por estes tipos de produtos pode causar desde um simples processo inflamatório até queimaduras. É certo que estes problemas com qualquer grau de severidade podem ser importantes causadores de desconforto.
Doenças do couro cabeludo que cursam com inflamação podem eventualmente ter a dor ou a sensibilidade como parte das queixas de seus portadores. A alopecia areata e o lupus são patologias que podem apresentar este quadro.
Doenças infecciosas como aquelas relacionadas aos fungos (Kerion celsii), e as relacionadas a bactérias (foliculite, foliculite decalvante, abscessos), normalmente acompanham dor do couro cabeludo. Estes quadros devem ser imediatamente tratados por conta do risco de evoluir causando zonas de calvície irreversíveis nos pacientes acometidos.
A realidade é que a dor e a sensibilidade do couro cabeludo são frequentes e que existe uma enormidade de problemas associados ao quadro. Mesmo sendo a grande maioria das causas destes sintomas simples de serem resolvidas através da exclusão da causa, é frequente percebermos pessoas que sofrem com problemas graves e que necessitam de tratamento imediato.
Quando a dor e o desconforto de couro cabeludo persiste, o ideal é procurar um médico para um diagnóstico preciso e a escolha de medidas de tratamento coerentes para a melhora do quadro. É quase certo que com a conduta correta o quadro desaparece e o paciente fica sem dor e satisfeito.
 
CONHEÇA MEU TRABALHO: www.ademirjr.com.br
 

Leave A Reply