Programa de Preparação para Docência ABT
O foco aqui é selecionar ou formar professores aptos a participarem da ampliação dos programas educacionais da Academia Brasileira de Tricologia, com foco nos blocos de conhecimento e habilidades específicas. Um dos caminhos de acesso para um professor ingressar ao corpo docente da Academia é através do curso de Preparação para Docência ABT. Trata-se de um curso e também um processo seletivo. Sua primeira edição ocorreu em 2015 e teve mais duas edições, a última ocorrida em 2018. A previsão é que o próximo processo seletivo ocorra em 2020 com a edição de mais um curso de Preparação para Docência ABT.
Outra forma de seleção e integração de novos docentes ao quadro de professores da ABT é através da seleção direta realizada pela ABT, que reconhecendo as compatibilidades de um docente com as exigências, atribuições e filosofia da Academia Brasileira de Tricologia, seleciona novos professores para o seu corpo docente.

Importante resaltar que o curso por si só não forma docentes da ABT, os professores selecionados passam por vários testes e monitoramento antes de se tornarem Docentes da Academia Brasileira de Tricologia – ABT.