A Academia Brasileira de Tricologia (ABT) é uma organização de profissionais da comunidade técnica, científica e acadêmica que se dedicam aos tratamentos capilares (prática e metodologia), e ao desenvolvimento de programas educacionais voltados à Terapia Capilar e à Tricologia, área da saúde que se dedica ao estudo dos cabelos e couro cabeludo.

Como tudo começou

Por volta de 2010, dois amigos professores, Dr. Ademir Carvalho Leite Júnior e Celso Martins Junior, reuniram-se em um café na cidade de São Paulo e em um guardanapo de papel escreveram o esboço do projeto educacional que seria posteriormente chamado de ABT, a Academia Brasileira de Tricologia.

Início das atividades

Foi no ano de 2011, em um projeto educacional desenvolvido pelos professores Ademir Carvalho Leite Júnior e Celso Martins Junior. Este projeto tinha como objetivo formar uma comunidade de educadores, alunos, profissionais e instituições em geral em torno de um programa de ações para promoção e difusão das Ciências Capilares no Brasil.

Esta proposta educacional nasceu como resposta à demanda de pessoas que cada vez mais cedo sofrem com problemas capilares, muitas vezes gerados pela busca desenfreada por resultados estéticos rápidos em procedimentos químicos nocivos aos cabelos, ou então por um estilo de vida que muitas vezes leva ao estresse, à vida sedentária e à má alimentação, alguns dos fatores desencadeantes mais comuns das patologias capilares.

A ideia inicial dos fundadores da ABT era conscientizar e qualificar profissionais da saúde, estética e beleza envolvidos de alguma forma com o cabelo, promovendo programas de formação profissional, além de levar ao público em geral informações importantes em relação à prevenção aos fatores de riscos que provocam as patologias capilares.

Portanto, desde o seu início, a ABT buscou parcerias para realizar cursos, seminários, palestras, congressos e eventos em geral, para assim cumprir o seu objetivo de difundir a Tricologia e a Terapia Capilar dentro de preceitos éticos e sob o viés da multidisciplinaridade.

Atualmente a ABT está consolidada e é referência no cenário educacional da Tricologia e da Terapia Capilar, ministrando cursos em todo Brasil e no exterior, e conta com um corpo docente com sólida formação acadêmica, além de experiência profissional.

 

Diretoria

Prof. Dr. Ademir C. Leite Júnior

PRESIDENTE ABT, Médico CRM-SP 92.693. Mestre em Psicologia Clínica pela PUCSP. Professor e autor de livros e de textos para a mídia digital “Blog de Tricologia Médica” (http://www.blogtricologiamedica.com.br). Chairman da International Association of Trichologists (IAT) no Brasil. É diretor do Centro de Aperfeiçoamento Educacional e Científico (CAECI). Membro da European Hair Research Society (EHRS). Fundador e presidente da ABT – Academia Brasileira de Tricologia desde 2011.

Prof. Celso Martins Júnior

VICE-PRESIDENTE ABT, Químico. Pós-graduado em Gestão Empresarial e também em Cosmetologia, com extensão em Perfumaria Fina e Tricologia Avançada no TRI – Princeton University. Mestre em Processos Industriais pelo IPT – SP. Especialista em Marketing Estratégico pela ESPM. Consultor técnico de grandes fabricantes de cosméticos. Possui MBA em Cosmetologia com extensão em Cosméticos Orgânicos e Sustentabilidade pela Escola Balear da Universidade de Palma de Mallorca – Espanha. Docente e fundador da ABT.

Coordenação

Indianara Madureira Pereira

COORDENADORA ADMINISTRATIVA, Coordenadora comercial dos cursos de Certificação Internacional em Tricologia da International Association of Trichologists (IAT) no Brasil e dos cursos de Tricologia do Centro de Aperfeiçoamento Educacional e Científico (CAECI). Diretora administrativa do Instituto Linuetto – Centro Técnico Capilar e coordenadora dos projetos educacionais da Escola de Formação em Terapia Capilar (EFTC). Graduada em Direito.